Menu Lateral
 

Nossa História

 

Originalmente habitado por tribos indígenas nômades como sacurus, coroados e goitacás, o município foi parte da Capitania de São Tomé até ser doado em sesmaria para os Sete Capitães. Com o fracasso da sesmaria a região foi dividida, cabendo as terras do município aos padres jesuítas, que a partir da Freguesia de Nossa Senhora das Neves e Santa Rita., exploraram o interior catequizando e aldeando os índios sacurus, habitantes do vale do rio Macabu, no vizinho vale do rio Macaé.

Em 1759 os jesuítas são expulsos, nos anos seguintes os desprotegidos indígenas retornam ao vale do Macabu formando os primeiros povoados, que logo foram atingidos pelo progresso oriundo do cultivo do café na região serrana fluminense.

O início das grandes plantações traz grande quantidade de escravos africanos. A região de Macabu composta por serras cobertas de florestas foi rica local de refúgio de escravos fugitivos que formaram o Quilombo de Cruz Sena e Quilombo do Carucango, o maior que existiu na região.

No século XIX, portos fluviais, a estrada Macaé-Cantagalo e o ramal ferroviário oriundo de Conde de Araruama (Quissamã) tornam-se vias de acesso à região contribuindo para o seu povoamento, crescimento econômico e evolução política: freguesia em 1855 e primeira emancipação em 1891-1892. Durante esta época de grande crescimento econômico, ocorreu o caso da Fera de Macabu, uma história de crime erros judiciários a partir do qual se iniciou o fim da pena de morte no Brasil.

Em 1907, surge em Conceição de Macabu a primeira colônia de japoneses do Brasil, liderada por Saburo Kumabe, um ano antes da data oficial de início da imigração japonesa com a chegada do navio Kasato Maru. Infelizmente a colônia fracassou depois de 5 anos por diversos motivos.

O século XX foi marcado pelo grande progresso da primeira metade, marcado pela fundação da Usina Victor Sence e da fazenda Modelo Venceslau Bello (Rego Barros).

O progresso teve reflexos políticos e Conceição de Macabu, quinto distrito de Macaé, uniu-se ao 10º distrito, Macabuzinho, originando um novo município, Conceição de Macabu em 15 de março de 1952. O processo de emancipação foi por plebiscito popular, o primeiro do Brasil e único unânime até hoje.

 

Subdivisão

O primeiro distrito e sede do município localiza-se em Conceição de Macabu, cidade com aproximadamente 25 700 habitantes, cortada pela rodovia estadual RJ-182. O município possui ainda um segundo distrito, Macabuzinho, distante 19 quilômetros da sede e com população estimada em 900 habitantes. O acesso ao distrito se dá pela rodovia RJ-196.

Existem diversas localidades como Santo Agostinho, Amorosa, São Domingos, Assentamento de Capelinha, Palioca, Piabas, Boa Esperança, Vila Tavares, Santa Catarina e o Curato de Santa Catarina (a maior e mais importante dentre todas).

A sede do município possui diversos bairros, com destaque para Bocaina, Vila Esperança, Eldorado, São Henry, Vila Nova, Paraíso, Usina, Centro, Garapa, Porto, Novo Porto, Rhodia, Balancé, Calçadinha e Vila São José, Tribo, Piteira entre outros.

 

Filhos e ilustres

  • Ângela Maria – cantora
  • Caco Baresi – ator
  • Cleóbulo Faria – Jogador de futebol, apelidado de Soda, jogou uma Copa América pela Seleção Brasileira
  • Demerval Barbosa Moreira – médico
  • Eliezer Gomes – ator principal de um dos mais importantes filmes do cinema nacional, o clássico O Assalto ao Trem Pagador
  • Nestor Gomes – senador e presidente do Espírito Santo
  • Policarpo Ribeiro – futebolista, atuou na primeira partida da Seleção Brasileira em Copas do Mundo

Curiosidades

  • Primeiro município do Brasil emancipado por plebiscito popular
  • Único município emancipado por unanimidade
  • Primeiro salto livre de paraquedas do estado do Rio de Janeiro
  • Primeira colônia agrícola japonesa do Brasil: Fazenda Santo Antônio, em 1907
  • Maior quilombo do Rio de Janeiro: Quilombo do Carucango
  • O mais famoso caso de condenação e execução da pena de morte no Império: a Fera de Macabu
  • Charles Darwin, naturalista inglês, autor da Teoria da Evolução das Espécies, visitou o município entre 13 e 19 de abril de 1832, hospedando-se na Fazenda São José do Sossego.
  • A Manteiga Macabuense é considerada uma das melhores do Brasil
  • A Usina Victor Sence (1913-1993) era a única a produzir acetona, butila e butanol a partir da cana-de-açúcar
  • Foi capital do estado do Rio de Janeiro durante uma semana no governo de Geremias de Mattos Fontes (Geremias Fontes) em 1967
  • Mais antigo abastecimento público de água – Caixa D’Água da Bocaina, 1877 – em atividade no Norte Fluminense

Referências

  1. ↑ Ir para:a b Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Ir para cima↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Ir para cima↑ Censo Populacional 2010Censo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Populacional 201029 de abril de 2011). Página visitada em 13 de outubro de 2011.
  4. Ir para cima↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do BrasilAtlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ Ir para:a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

Bibliografia

GOMES, Marcelo Abreu. ABC de Macabu – dicionário de topônimos e curiosidades. Conceição de Macabu. Gráfica Macuco, 2004.

  • GOMES, Marcelo Abreu. Macabu – a história até 1900. Conceição de Macabu. Gráfica Macuco, 1997.
  • GOMES, Marcelo Abreu. Geografia Física de Conceição de Macabu. Conceição de Macabu. Gráfica e Editora Poema, 1998.
  • GOMES, Marcelo Abreu. Antes do Kasato Maru…Centenário da Colônia Agrícola Japonesa da Fazenda Santo Antônio. Conceição de Macabu: 2008.
  • TAVARES, Godofredo Guimarães. Imagens da Nossa Terra. Prymil, 2002.

       Fonte: Wikipedia

 

 


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
Endereço: Rua Maria Adelaide - Vila Nova, nº 186 Cep: 28.740-000 - Cidade: Conceição de Macabu / RJ
Tel.: (22) 2779-2324 - Email: ouvidoria@conceicaodemacabu.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 16h.
Versão: 2017.03.01
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: